ESTRUTURAS ESPECIAIS


A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a Figura 1 é a linha de influência de momentos no centro da viga biapoiada e a Figura 2, o carregamento, determine o valor do momento na seção transversal.


720 kN.m.


540,0 kN.m.


445,0 kN.m.


325,0 kN.m.


650,5 kN.m.

As tensões que atuam em uma viga de concreto protendido variam de acordo com os estados, vazio e em serviço. Em uma viga com cordoalhas abaixo da centróide no estado vazio, é correto afirmar:


As tensões, após a aplicação da protensão, não dependem da distância da aplicação da força até a centróide.


As tensões de tração ocorrem no bordo inferior antes da aplicação da protensão e podem migrar para o bordo superior após a aplicação da protensão.


A flexão causa tensões diferentes em cada bordo da viga antes da aplicação da protensão.


As tensões de compressão ocorrem no bordo inferior antes da aplicação da protensão e podem migrar para o bordo superior após a aplicação da protensão.


Haverá diminuição da tensão compressão no bordo que se aplica a prontesão.

Calcular os momentos totais na direção y (no engaste) para a laje de uma ponte com o seguinte perfil esquemático, utilizando os carregamentos do TT- 45

                   Direção do tráfego

                         

Dados:

se nescessário faça a interpolação dos valores da tabela

Espessura da laje : 20 cm, Espessura média do pavimento : 13 cm, fck: 40 MPa, fyk: 50 KN/cm², γconcreto: 25 KN/m³, γpavimento: 22 KN/m³, CIV: 1,35


10,877 tf.m/m


15,141 tf.m/m


4,372 tf.m/m


14,228 tf.m/m


8,622 tf.m/m

A construção por ponte empurrada é utilizada para vãos de médio e curto comprimento. Com relação a este método construtivo é correto o que se afirma em:


Para planejar o içamento das peças, é preciso sempre considerar a dificuldade de elevar grandes peças com dimensão prismática, no içamento elementos que têm em sua concepção de projeto o caráter estático serão submetidos ao deslocamento.


A montagem por içamentos é utilizada para montagem de pré-moldados, sejam protendidos ou não.


Essa metodologia de execução se assemelha à execução das obras prediais.


Após o lançamento das peças da superestrutura, a treliça é deslocada para o próximo vão, servindo de suporte para a próxima seção.


Tem-se como fator predominante o fato de essa ponte se apresentar em balanço enquanto é lançada.

Para dimensionamento de lajes maciças de tabuleiros de pontes, são utilizados os gabaritos de Rüsch. Assinale a alternativa correta quanto à utilização das tabelas de Rüsch.


O dimensionamento com tabelas de Rüsch determina, inclusive, o detalhamento de aço das lajes por meio de coeficientes adimensionais.


O dimensionamento com tabelas de Rüsch considera as diferenças entre tamanhos de cada eixo das lajes e as vinculações delas. É necessário calcular a área de atuação da pressão das rodas na seção média da laje e são consideradas as dimensões da laje em relação a sua altura.


O dimensionamento por tabelas de Rüsch considera o momento nos centros dos vãos como (pl²)/8, da mesma maneira que é calculado em vigas.


Para emprego das tabelas de Rüsch, é necessária muita adaptação do modelo, que é alemão, para o modelo de trem-tipo brasileiro, pois a geometria dos carregamentos é completamente diferente do modelo alemão.


No dimensionamento com tabelas de Rüsch, a altura das lajes é indiferente para o modelo, uma vez que esse apenas determina os esforços, e não define o detalhamento das seções.

A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a figura a seguir é um trem-tipo equivalente (cargas móveis: pontuais de 150 KN e distribuídas de 30 KN/m), calcule o maior valor da força cortante possível. Considere que o trem-tipo pode se deslocar por toda a viga.

 


847,5 KN.


668 KN.


163,9 kN.


323,6 kN.


597 KN.

Assinale a alternativa que lista corretamente as perdas de protensão imediatas e as perdas de protensão progressivas que ocorrem em pistas de protensão.

As perdas imediatas: perda por deslizamentos dos fios na ancoragem, perda por relaxação inicial das cordoalhas, perda por retração inicial do concreto, perda por deformação inicial do concreto. As perdas progressivas são perda por relaxação posterior da armadura, perda por retração posterior do concreto, perda por fluência do concreto.
As perdas imediatas: perda por retração inicial do concreto, perda por deformação inicial do concreto. As perdas progressivas são perda por relaxação posterior da armadura, perda por deslizamentos dos fios na ancoragem, perda por retração posterior do concreto, perda por fluência do concreto.
As perdas imediatas: perda por relaxação inicial das cordoalhas, perda por retração inicial do concreto, perda por deformação inicial do concreto, as perdas progressivas são perda por relaxação posterior da armadura, perda por deslizamentos dos fios na ancoragem, perda por retração posterior do concreto, perda por fluência do concreto.
As perdas imediatas: perda por relaxação inicial das cordoalhas, perda por retração inicial do concreto, perdas devido ao atrito entre bainhas e cordoalhas. As perdas progressivas são perda por relaxação posterior da armadura, perda por deslizamentos dos fios na ancoragem, perda por retração posterior do concreto, perda por fluência do concreto.
As perdas imediatas: perda por relaxação inicial das cordoalhas, perda por retração inicial do concreto, perdas devido ao atrito entre bainhas e cordoalhas, perda por deformação inicial do concreto. As perdas progressivas são perda por relaxação posterior da armadura, perda por deslizamentos dos fios na ancoragem, perda por retração posterior do concreto, perda por fluência do concreto.

O coeficiente de número de faixas, CNF, é utilizado para minoração dos esforços horizontais a serem considerados em uma ponte. De acordo com a seção, determine o

valor do CNF.


0,90.


0,85.


1,00.


2,00.


0,95.

Acerca da execução de pilares para obras de arte especiais, no geral, pontes e viadutos, assinale a alternativa correta, que descreve a execução dos pilares.

Os pilares executados por fôrmas trepantes têm como princípio que a sustentação do sistema de escoramento e cimbramentos provém do chão, o que diminui os esforços sobre a peça em execução.
Os pilares executados com fôrmas trepantes têm como princípio a execução da concretagem contínua, isto é, a peça é concretada como um elemento contínuo sem interrupções.
Os pilares executados por fôrmas deslizantes devem possuir os barrões, que servem de sustentação para suporte e deslize das fôrmas. Para esse método de execução, uma vez iniciada a concretagem, esta não pode ser interrompida até a conclusão da peça.
Os pilares executados por escoramento simples têm como vantagem a utilização de poucos andaimes para escoramento, uma vez que, conforme se avança em altura, os elementos inferiores podem ser desmontados.
Os pilares executados com fôrmas deslizantes têm como princípio a execução da concretagem discretizada, ou seja, em fases, em que é necessário esperar o tempo de cura até a concretagem da próxima fase.

A linha de influência tem a função de calcular os valores de uma determinada seção de acordo com os carregamentos. Sabendo que a figura a seguir é um trem-tipo equivalente, calcule o maior valor de momento possível. Considere que o trem-tipo pode se deslocar por toda a viga.


3232,64 kN.m.


3091,05 kN.m.


2899,80 kN.m.


1270,20 kN.m.


4209,20 kN.m.

Páginas: 12345678